quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Robb Stark



Contém SPOILERS!!!

A história de Robb Stark começou a ser contada aqui.

Robb

Bom, paramos a história dele quando Eddard, seu pai, vai para Porto Real servir como Mão do Rei para o rei Robert Baratheon e Robb fica em Winterfell para governar no lugar do pai.

Robb descobre que há muito o que fazer para governar. Ouvir as reclamações e petições de seus servos, cuidar das colheitas para se preparar para o inverno e ainda cuidar de seus irmãos mais novos são apenas algumas de suas obrigações.



Logo que seu pai vai embora, sua mãe, Catelyn, sofre na beirada da cama de Bran. O menino ainda não tinha acordado de seu coma.

Tudo piora ainda mais quando tentam assassinar Bran em seu coma, pois sua mãe resolve ir para Porto Real encontrar Ned para entregar a ele a arma do crime: uma adaga. Sem Catelyn por perto cai sobre Robb a inteira responsabilidade de Winterfell.

Mesmo antes de sua mãe voltar para casa, notícias chegam aos ouvidos de Robb. Catelyn havia feito o anão Lannister como prisioneiro no Ninho da Águia e seu pai foi preso por alta traição em Porto Real.

Os Lannisters cercaram a sede da família de sua mãe, em Correrrio, como troco pela prisão de Tyrion Lannister, o anão. Robb resolve chamar os vassalos da casa Stark para ajudar a quebrar o cerco  de Correrrio, resgatando a sua mãe e libertando a cidade. Os vassalos respondem e se juntam ao comando de Robb, que marcha para o Sul com eles para atacar de surpresa o acampamento dos Lannisters. Theon Greyjoy fica como seu braço direito na liderança.

No caminho de Winterfell para Correrrio, Robb e seu exército têm que passar pelas Gêmeas, sede da família Frey. As Gêmeas são duas torres, uma de cada lado do rio Ramo Verde. Para atravessar a ponte foi necessário um acordo entre Catelyn e Walder Frey, o senhor das gêmeas.

Acordo que Catelyn conseguiu com Walder Frey



Com o acordo Robb tem o apoio dos Frey em sua causa e consegue seguir para Correrrio. Durante a noite ocorreu o ataque ao exército Lannister. Robb ganha a batalha e consegue capturar o comandante do exército inimigo, Jaime Lannister.

É aí que chega a notícia de que Eddard Stark foi morto na capital do reino. Isso declara guerra entre Starks e Lannisters.

Robb é coroado como o Jovem Rei Lobo pelos seus vassalos como Rei do Norte, dizendo que nenhum nortenho seria comandado pelo Trono de Ferro. Robb ainda quer vingança por causa do seu pai e continua a guerra contra a família real.

Com seu exército dentro das muralhas de Correrrio e com prisioneiros valiosos, Robb começa a trabalhar na sua estratégia para derrubar o trono de ferro. Ele envia Theon Greyjoy para Pyke, nas Ilhas de Ferro, para que ele entregasse um acordo para Balon Greyjoy, pai de Theon. Esse acordo garantiria uma aliança entre os Starks e os Greyjoy. Além disso ele envia sua mãe para tratar com os irmãos do falecido rei Robert Baratheon.

Nenhum dos dois conseguiram resultados em suas missões. Robb fica sem o apoio dos Greyjoy, que recusam sua oferta e ainda intitulam Balon como Rei das Ilhas, e também não tem apoio dos Baratheons, que querem a coroa para si também.

Começa a guerra dos cinco reis. Robb como Rei do Norte, Stannis e Renly querendo a coroa de Joffrey e Balon como Rei das Ilhas.

Mesmo sem apoio Robb volta a batalha para o oeste, onde outro batalhão de Lannisters estava. Ele vence duas lutas antes de saber que Theon, seu antigo amigo, invadiu Winterfell com os homens de ferro. Balon Greyjoy mandou o filho para saquear os vilarejos do norte, mas Theon virou seus barcos para Winterfell e tomou a fortaleza.

Em Winterfell Theon mata dois meninos alegando que são os irmãos mais novos de Robb. A história que chega em Correrrio é que seus irmãos morreram. Robb busca conforto nos braços de uma moça, com a qual acaba se casando. No livro é a filha de um lorde, no seriado é um simples camponesa. O que importa é que isso quebra o pacto que o Stark fez com os Frey, irritando todos eles. Isso faz com que eles se retirem das batalhas.

Para piorar, Catelyn libera Jaime de seu cativeiro, numa tentativa desesperada de conseguir trocar o Lannister pelas suas filhas, que estavam em Porto Real. Ela manda Jaime com uma protetora, Brienne, uma mulher de dois metros e que luta com a espada muito melhor do que muitos homens.

Brienne e Jaime

Libertar Jaime trouxe muitos problemas para Robb. Seus vassalos acusam Catelyn de traição e matam dois outros prisioneiros. Isso faz com que mais uma parte do exército desista da causa do Jovem Rei.

A única opção que sobra foi a de voltar para Winterfell para retomar o poder lá e vingar a morte de seus irmãos. Isso significaria passar de novo pelas Gêmeas.

Para apaziguar a ira de Walder Frey, Robb promete seu tio a uma das filhas de Walder e o velho aceita.  Robb e seus homens vão para dentro do castelo dos Freys para celebrar a reunião das famílias, mas quando eles chegam para o suposto casamento, há uma batalha sangrenta, onde Robb, seu lobo Vento Cinzento, Catelyn e a maioria dos homens do Jovem Lobo morre. O Frey teve a sua vingança.

Esse casamento ficou conhecido como O Casamento Vermelho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário