terça-feira, 1 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Os Stark

Contém SPOILERS!

Para falar dos Starks terei que fazer várias postagens. Isso porque essa família não continua junta por todos os livros, eles se desgarram e vão um para cada canto, então ficaria muito confuso para escrever tudo num post só.

 Vou começar pela apresentação da família:

Os Starks são a família soberana do norte de Westeros. Eles vivem em Winterfell, um lugar frio mesmo nos verões, numa fortaleza de pedra onde fontes termais foram encanadas por dentro das paredes para manter o castelo aquecido. Seu lema é "O inverno está chegando" e seu escudo é um lobo gigante.


No norte, a justiça sempre era feita pelo homem que ditou a sentença, então os traidores e foras da lei eram executados pela mão do lorde soberano. Além disso, os nortenhos não aceitavam a liderança de ninguém que não fosse original do norte. Estrangeiros não eram bem vindos como governantes.

O soberano, no início da história, é Eddard Stark, que é casado com Catelyn Tully. Seus filhos legítimos são: Rickon, Bran, Arya, Sansa, e Robb. Eddard teve um filho bastardo, Jon Snow, com uma mulher desconhecida, logo no inicio de seu casamento com Cat.

Apesar de ser bastardo, Jon foi criado junto com os filhos legítimos, em Winterfell, por mais que Catelyn o odiasse. Ele se dava muito bem com seus irmãos, principalmente com Arya, que se sentia estranha no meio de seus irmãos, e com Robb, pois tinham a mesma idade.




Em um dia, Eddard resolveu levar seus filhos Bran, Robb e Jon para assistir a execução de um traidor. Eles precisavam aprender os ofícios do governante, pois um dia poderiam ser os líderes. Após a execução, na volta para casa, acharam seis filhotes de lobos gigantes, exatamente um para cada filho de Nedd. Cada um tinha sua característica, mas apenas um era completamente branco e silencioso, sendo diferente dos demais, que eram cinza e estavam chorando. Esse incomum ficou para o filho bastardo, Jon.


Vou falar um pouco de cada criança, para que as próximas postagens sejam mais curtas:
  • Rickon: Começa a história como um bebê de três anos, mas já possui uma personalidade forte. Seu lobo é Cão Felpudo. 
  • Bran: Um pouco maior do que Rickon, é uma menino doce que adora escalar, até que um dia cai de cima de uma torre quando vê algo que não deveria e acaba ficando aleijado. Fica em coma por dias e, enquanto dorme, sonhos vêm até ele, sonhos de lobos. Explicarei melhor quando for a postagem sobre ele. Seu lobo é chamado Verão.
  • Arya: A menina mais nova, mas mais velha do que Bran, se comporta como um menino. Não tem os modos de uma dama da corte. Tem os traços do pai e por isso é chamada de cara de cavalo. Tem paixão pelos ofícios dos homens, como arco e flecha e espadas. Ganha sua própria espada de seu irmão mais velho, Jon, a qual da o nome de Agulha. Sua loba é Nymeria.
  • Sansa: A menina mais velha. Uma verdadeira dama. Parecida com a sua mãe, se comporta muito bem, mas briga muito com Arya. Sua loba é chamada Lady.
  • Robb: O filho mais velho. Com traços da mãe, Robb será o herdeiro de Winterfell. Luta muito bem com a espada e já mostra uma liderança nata. Seu lobo é Vento Cinzento.
  • Jon: O filho bastardo, o único menino que tem traços do pai, o que irrita Catelyn profundamente. Sempre soube seu lugar no meio dos meio-irmãos. Se junta à patrulha da noite, por incentivo do seu tio. Seu lobo é Fantasma.

Depois da queda dos Targaryen, um novo rei foi coroado: Robert Baratheon, um antigo amigo de Nedd. Após anos de reinado, a Mão do rei (não sabe o que é isso? Leia aqui) de Robert morre e ele precisa de uma nova. Ele escolhe Eddard, e é ai que as coisas começam a se complicar para a família Stark.

Eddard precisaria ir para Porto Real, a capital, para ficar ao lado do rei, mas não poderia levar toda a família pois sempre deve haver um Stark em Winterfell.

Isso o faz dividir a família. Ele levaria Sansa e Arya para a corte, para que achassem maridos e aprendessem a viver no meio dos lordes, enquanto os meninos ficariam em Winterfell para governar na sua ausência. Catelyn também ficaria em Winterfell, para cuidar de Bran, que já havia caído e ficado paraplégico, e para cuidar dos outros meninos.

Jon não queria ficar em Winterfell sem o pai, então vai para a Muralha servir na Patrulha da Noite (ainda escreverei sobre eles).

Bom, como a partir de agora as pessoas se separam, vou terminar essa postagem por aqui. Nas próximas focarei apenas em alguns de casa vez :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário