domingo, 30 de dezembro de 2012

As Crônicas de Gelo e Fogo - Os Targaryen

Contém SPOILERS!!

A história dos Targaryen é muito antiga. Eles são do sangue dos dragões, aqueles resistentes ao fogo e os únicos que tinham poder sobre as tais criaturas. São originários da antiga Valíria, mas foram para Pedra do Dragão quando Valíria caiu. Em um dado momento, Aegon e suas irmãs, cada um com seu dragão, invadiram Westeros e reinaram soberanos por vários anos, passando de geração em geração o trono de ferro.

Cada casa do livro possui um lema e as palavras dessa família são "Fogo e Sangue". Seu escudo é um dragão de três cabeças cuspindo fogo.


Palavras da família Targaryen e seu escudo

As pessoas dessa família eram conhecidas pela sua beleza, cabelos prateados muito claros e olhos púrpura ou azuis.

Havia um antigo costume entre os Targaryen: irmãos se casavam entre si para manter o sangue puro... e é claro que isso trouxe alguns problemas. É dito que, apesar de ser poderosa, essa família tinha um pouco de loucura no sangue.

Quanto aos dragões, era normal o Targaryen montar seu animal para voar sobre as cidades e para viajar. As criaturas nunca parariam de crescer se tivessem espaço e comida o suficiente, mas quando postos dentro de jaulas, param de crescer e definham aos poucos. As batalhas eram decididas por quem tivesse essa família como apoio, pois seria muito difícil derrotar os dragões.

A dinastia Targaryen teve seu fim por causa do rei Aerys II Targaryen, também chamado de Aerys, o Louco. Ele começou uma guerra contra o Lorde Robert Baratheon e perdeu. Seus dragões, que já sofriam com caças e com os matadores de dragões, foram extintos. Seus filhos, Daenerys (ainda um bebê) e Viserys (uma criança), tiveram que fugir em exílio para continuarem vivos.O resto de sua família foi toda executada, inclusive bebês e mulheres. 




Daenerys e Viserys fugiram para longe, para além dos mares e viveram de favores, sendo chamados de reis pedintes por muitos anos. Ficaram hospedados nas cidades de Bravos e depois em Pentos. Os dois sempre sonhavam em voltar para casa, para Westeros, e continuar a dinastia que um dia fora tão forte, mas agora eles não possuíam nada: nem dinheiro, nem influência, nem dragões. 

Com o tempo passando, Viserys começou a gostar de sua irmã e, como o costume da família dizia, queria casar-se com ela, mas isso iria contra seus interesses de voltar para casa.


Viserys e Daenerys


Viserys sonhava em juntar um grande exército para voltar e tomar o trono que era seu por direito, então  vendeu sua irmã para um bando de selvagens chamados de Dothraki, quando ela completou 13 anos. Os Dothraki possuíam grandes bandos montados a cavalos e usavam armas que se pareciam com foices, mas muito mais mortais. Viserys queria fazê-los seu exército, quando a hora chegasse, levando-os para Westeros para lutarem ao seu lado. 

Daenerys casou-se com o líder do bando, Khal Drogo, e virou a rainha deles. Em sua festa de casamento, ganhou três ovos de dragões que estavam, teoricamente, petrificados. Seu irmão sempre sentia ciúmes de vê-la com seu marido, e sentia inveja por ela ser uma rainha, enquanto ele ainda não tinha nada.

Um dia, Viserys tentou confrontar Drogo e acabou morto, coroado com uma coroa de ouro derretido, que derreteu seus olhos e sua pele, matando-o.

A partir daí Dany foi se tornando mais forte e confiante a cada dia, sendo uma verdadeira rainha para seu povo Dothraki. Acabou por amar Drogo mais do que qualquer coisa, sendo amada também. Até que Drogo consegue uma infecção em uma ferida de batalha e morre.

Daenerys não suporta a dor da perda de seu amado e faz uma pira para queimá-lo, decidindo entrar nela com ele levando consigo os ovos de dragões que ganhara em seu casamento. A pira foi acesa com Drogo dentro e Dany entrou no fogo. Seu povo fica abismado e chora pela perda de seus dois líderes, mas quando o fogo acaba, a rainha está intacta e seus ovos chocaram em três lindos dragões bebês.




Agora com dragões e com um pequeno exército, Daenerys resolve ir atras de seu antigo sonho: conquistar Westeros. Ela atravessa um deserto e passa de cidade em cidade procurando apoio e procurando por homens para aumentar seu bando.

Seus dragões crescem a cada dia comendo carne torrada e voando livre pelos céus.

Em seu caminho, Dany conhece novas pessoas, ouve uma profecia sobre seu futuro, que é bastante perturbadora e se depara com muitas coisas, magos, comerciantes, assassinos e... escravos. Ela sabe que em Westeros isso é um crime e imperdoável, então decide que não quer mais escravos e começa a libertá-los pelas cidades onde passa.

Na atualidade da história, até onde eu li, Daenerys está na cidade de Meereen com seu povo, o qual engloba ex-escravos, seus dothrakis, seus dragões, um cavaleiro de Westeros, os habitantes de Meereen e um exercito de dois mil eunucos.

Seus dragões crescem mais e mais e precisam cada vez de mais comida.




Ela permanecerá nesta cidade até que consiga paz, para só depois prosseguir para Westeros e conquistar seu trono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário