terça-feira, 16 de novembro de 2010

Professores.... ou não

 
Hoje eu tive uma discussão com meu professor, então resolvi escrever sobre a relação entre professores e alunos de hoje em dia.

Eu não tenho tanto tempo como aluna como tantas outras pessoas, mas acho que já vivi tempo suficiente pra saber o que é um bom professor e o que não é.

Tenho uma série de professores que são simplesmente perfeeeitos! Eles tem a didática certa, sabem como fazer os alunos s interessarem. Levam material multimídia pra apresentar, fazem perguntas interessantes e instigam os alunos a aprender, a ir atrás de conhecimento. Em contra partida, eu tenho professor que sentam na mesa e mandam a gente ler o livro em tal pagina.... E SAEM DA SALA DE AULA! Isso lá é didatica para se usar? Isso lá é DIDÁTICA?!?!?! Eu fico revoltada com essas coisas.

Acho que todos os professores deveriam passar por uma série de cursos antes de poderem dizer 'eu sou professor'. Todos deveriam passar por:

Meu professor sensacional que não sabe dar aula
  1. Um curso de português. Para aprender a falar em alto e bom tom. Pra aprender a falar sem usar os gerundismos e tudo o mais.
  2. Um curso de método. Para aprender o que segura a atenção dos alunos. Para saber mais jeitos de passar a mesma matéria, para que, caso um aluno não entenda, o professor possa mudar o método de explicação.
  3. Um curso de pedagogia básica (no mínimo), pra nenhum professor deixar o aluno ou a aluna depressivos. Eu tenho professores que esfregam na sua cara se você não sabe algo... E isso acaba deixando os alunos desmotivados para ir na aula daquele professor e a taxa de matança de aula vai lá em cima.

Agora só consigo pensar nesses cursos... Mas acho que só com isso ai já melhorava a qualidade de ensino em todas as escolas né?

Um comentário:

  1. professor que fez sua faculdade e saiu com um diploma de lá pra dar aula, pra moldar novas mentes, ensinar o que ele aprendeu deve ser um professor com todas essas características q vc deu e nao um professor q senta na mesa e manda ler livro e nao explica.. nao da dinâmica e nem debate com os alunos sobre a materia.. eu ja tive professores desse.. é o cumulo.

    ResponderExcluir